quinta-feira, 17 de março de 2016

Se em uma equipe profissional os funcionários estão estressados, cansados ou ansiosos por conta de algum trabalho que precisam terminar ou entregar em curto prazo, eles tendem a buscar os benefícios da cor verde ou azul, por exemplo - na maioria das vezes de forma intuitiva - que trazem uma sensação de calma, tranquilidade, equilíbrio e harmonia.
Tive uma experiência bem interessante nesse sentido, há alguns meses. Precisava gravar uma entrevista para um programa de TV e não sabia qual roupa iria usar. Sempre penso no laranja nessas horas, pois remete à coragem, ousadia e foco, mas também gosto do azul, pois transmite uma certa imparcialidade e aproxima as pessoas. Então, decidi que usaria um vestido azul, mas com nuances em laranja, para aproveitar a energia das duas cores. Fiquei surpresa quando a repórter chegou ao meu consultório vestindo uma camisa azul, em um tom muito parecido com o da minha roupa.
Eu nunca tinha visto essa profissional e, consequentemente, não a conhecia. Mas como o tema da entrevista era justamente a importância das cores nas roupas e como isso influencia nosso dia a dia, perguntei a ela o motivo da escolha pela camisa azul. A repórter me disse que estava muito ansiosa e agitada, como se o trabalho estivesse consumindo muito sua energia. Escolheu uma peça nesta cor, pois percebeu que só de olhar para o tom ficava mais tranquila, calma e centrada.
O azul realmente acalma, tranquiliza a mente e o coração, mas principalmente aproxima as pessoas. O meu foco na entrevista era passar o conhecimento de forma equilibrada e interagir para que as pessoas entendessem a Cromoterapia, enquanto a repórter precisaria estar serena para fazer um bom trabalho. Acredito muito nessa sintonia que houve entre nós duas, mesmo sem a gente se conhecer.
Convido você, então, a fazer um exercício de observação no dia a dia, no que diz respeito aos seus estados emocionais e o uso de determinadas cores. Repare, principalmente, quando isso afeta uma equipe de trabalho ou até um grupo de amigos.
E ai? Já teve alguma situação de sintonia de uma cor de roupa com alguém? Conte para mim!

0 comentários :

Postar um comentário